domingo, 18 de dezembro de 2016

O que é "cerquilha" ?

Cerquilha, antífen, ou cardinal (símbolo: #), é um sinal de pontuação utilizado para indicar várias diferentes funções. É diferente do sustenido, que é representado pelo símbolo ♯.


Em Portugal, o termo geralmente utilizado para designar o símbolo # é "cardinal", quando se refere ao símbolo isoladamente, ou "número", quando o símbolo está inserido num texto imediatamente antes de um número.

A cerquilha/cardinal é usada assim: #8 i.e. número 8.

O nome oficial do símbolo é, de facto, octothorpe. Foi criado na década de 1960 por Don Macpherson, um supervisor da Bell Labs, para acesso a serviços de dados. A junção da palavra octo (referente aos oito espaços em branco que cercam o quadrado central da figura, ou ainda, às extremidades das rectas que se cruzam), com o nome de Jim Thorpe, atleta norte-americano da primeira metade do Século XX, resultaram no nome oficial do símbolo.

Em artes gráficas, o símbolo é usado em revisão de provas para indicar a necessidade de separar palavras que, por erro de composição, se encontram justapostas.

O símbolo é também utilizado em algumas linguagens de programação como operador de divisão, como sinal de comentário ou com outro significado no código-fonte, como por exemplo no Mumps, em linguagem C++, C# etc.

É ainda comumente utilizado por computadores para indicar o xeque-mate na transcrição de lances de um jogo de xadrez.

Também é utilizado para indicar uma hashtag na rede social Twitter e no Instagram. Para se formar uma hashtag, é preciso acompanhar o símbolo por alguma expressão, que pode ser apenas um sinal, uma palavra, ou uma frase, sendo que neste último caso, se usa a formatação CamelCase.

Sem comentários: