terça-feira, 25 de outubro de 2016

Georges Bizet

Georges Bizet, nascido Alexandre César Léopold Bizet, compositor francês, nasceu em Paris no dia 25 de Outubro de 1838.

Georges Bizet mostrou muito cedo aptidão para a música e rapidamente aprendeu as noções básicas da música, tendo recebido as primeiras lições de piano de sua mãe. Esta precocidade musical convenceu os seus pais de que ele estava em condições de começar a estudar no Conservatório, um ano antes de chegar a idade mínima exigida de 10 anos. De facto, Bizet acabou por ser admitido no Conservatório de Paris no dia 9 de Outubro de 1848, duas semanas antes de completar 10 ano de idade.

Bizet estudou, mais tarde, de 1857 a 1860, em Roma, onde compôs, entre outras obras, a ópera Don Procópio, redescoberta em 1895. No seu regresso a Paris escreveu Os Pescadores de Pérolas (1863), La Jolie Fille de Perth (1867) e Djamileh (1872). Apesar do fracasso que estas obras tiveram, não desanimou. Com a Carmen, uma ruptura revolucionária com a opéra-comique, obteve, em 1875, em Viena, um êxito mundial.

Discípulo e genro de J. Fromental Halévy, Georges Bizet foi elogiado por Friedrich Nietzsche como antípoda de Richard Wagner.

Além de óperas, Georges Bizet compôs outro tipo do obras: Sinfonia em Dó Maior (1855), suites para orquestra (L'Arlésienne), obras para piano e 40 canções.

Georges Bizet morreu precocemente, no dia 3 de Junho de 1875, com apenas 36 anos de idade, devido a complicação cardíaca em consequência de eventual reumatismo articular agudo.Encontra-se sepultado no talhão 68 do cemitério do Père-Lachaise, em Paris.

Sem comentários: