terça-feira, 13 de setembro de 2016

Maurice Jarre

Maurice-Alexis Jarre, compositor francês, famoso por ter composto a trilha sonora de grandes sucessos do cinema e do teatro, vencedor, entre outros prémios, de três Óscar, quatro Globos de Ouros e dois BAFTA, nasceu no dia 13 de de Setembro de 1924 em Lyon.

Maurice Jarre demonstrou interesse pela música desde a adolescência e contra a vontade de seu pai, matriculou-se no Conservatório de Paris, onde estudou percussão, composição musical e harmonia.

A carreira musical de Maurice Jarre ganhou impulso quando, em 1961, o produtor Sam Spiegel o indicou para trabalhar com David Lean no seu filme "Lawrence da Arábia". Inicialmente a música deste filme seria composta por três compositores, sendo que, por vários motivos, o trabalho ficou totalmente nas mãos de Jarre, o que lhe rendeu o Óscar de melhor trilha sonora. Depois deste filme, Maurice Jarre colaborou em mais três filmes de David Lean, "Doutor Jivago", "A filha de Ryan" e "Passagem para a Índia". Dois destes filmes também lhe renderam o Óscar e muita notoriedade, tanta que Maurice Jarre já estava indicado para a composição da trilha de outro filme do mesmo director, intitulado "Nostromo". Contudo, David Lean morreu antes de chegar a produzi-lo.


Além de composições para cinema e teatro, Maurice Jarre também compôs ballets, concertos, óperas e cantatas. É pai do famoso compositor de música electrónica Jean Michel Jarre

Maurice Jarre recebeu um "Urso de Ouro" em Fevereiro de 2009, durante o Festival de Berlim, pelo conjunto da sua carreira. Foi a sua última aparição em público. Morreu, de cancro, no dia 28 de Março de 2009, na sua casa de Los Angeles, com a idade de 84 anos. Faz parte dos raros artistas franceses homenageados com uma estrela no Hollywood Walk of Fame de Los Angeles.

Sem comentários: