domingo, 28 de agosto de 2016

Richard Tucker

Richard Tucker, de seu nome original Rubin Ticker, tenor lírico norte-americano, um dos mais célebres da sua geração, tenor-vedeta da "Metropolitan Opera House" de Nova Iorque, nasceu no dia 28 de Agosto de 1913 em Brooklyn.

Tucker estudou canto com Paul Althouse, a conselho de seu irmão, o tenor Jan Peerce, e fez sua estreia nos palcos no "Jolson Theatre" de Nova Iorque, no papel de Alfredo, de La Traviata, em 1943.

Richard Tucker apresentou-se pela primeira vez na "Metropolitan Opera House" a 25 de Janeiro de 1945, no papel de Enzo, de La Gioconda, e rapidamente se tornou um dos pilares desse teatro e aí cantou durante trinta anos consecutivos. Participou numa representação da ópera Luisa Miller em 1968, juntamente com Montserrat Caballé e, em 1970, na comemoração do seu 25.º aniversário com a empresa, participou numa gala que teve como convidados, Joan Sutherland, Renata Tebaldi, Leontyne Price e Robert Merrill, entre outros. Cantou também regularmente nas salas de ópera de Chicago e de São Francisco. 

Na Europa, Richard Tucker fez a sua estreia em 1947 na "Arena de Verona", como Enzo, de La Gioconda, juntamente com outro debutante, Maria Callas. Iriam reencontrar-se, em estúdio de gravação, para as integrais de La forza del destino e da Aida na década de 1950. Tucker representou também na "Royal Opera House" de Londres, em 1957, na Ópera de Viena, em 1958, e no "La Scala" de Milão, no papel-título de Ernani, em 1969.

Richard Tucker teve um êxito muito particular no papel de Éléazar, da ópera La Juive, pela primeira vez, em 1964, em Nova Iorque e depois em Londres e Nova Orleães, em 1973, e em Barcelona, em 1974.

Richard Tucker possuía uma voz muito nítida e vibrante, com uma excelente projecção, que lhe permitiu cantar o repertório lírico e  dramático com idêntico sucesso durante mais de trinta anos.

Judeu, Richard Tucker cantou em sinagogas durante toda a vida como hazzan.

Richard Tucker teve morte súbita, por crise cardíaca, aos 61 anos de idade, em plena carreira. Faleceu em Kalamazoo, no dia 8 de Janeiro de 1975.

Pouco depois da sua morte, foi criada a "Richard Tucker Music Foundation" pela sua viúva, filhos, colegas e amigos «para perpetuar a memória do maior tenor dos Estados Unidos, através de projectos de ajuda a jovens cantores talentosos». Ao longo de décadas, a "Fundação Richard Tucker", cujos concertos anuais, que têm sido televisionados, receberam grandes cantores líricos, como Luciano Pavarotti e outras super-estrelas da ópera do passado e do presente, tem atribuído grandes subsídios e bolsas para o estudo do canto lírico. Entre os beneficiados incluem-se Renée Fleming, Aprile Millo, Deborah Voigt, David Daniels, Dolora Zajick, Stephanie Blythe, Joyce DiDonato e muitos outros cantores de ópera de fama internacional.

Sem comentários: