Irresistível, pela oportunidade e pela graça, a crónica de opinião de Ricardo Araújo Pereira, intitulada "Mais Rápido, Mais Alto, Mais ou Menos", publicada ontem na página da revista "Visão". Com a habitual vénia, eis a crónica:

No entanto, a mais bela e inspiradora história que conheço sobre os Jogos Olímpicos é bastante mais recente. Aconteceu há uns dez anos. Eu estava em Olímpia, na Grécia, no exacto local em que costumavam decorrer os Jogos Olímpicos da Antiguidade. À minha direita ficavam as ruínas do templo de Zeus. Em frente, a palestra, o edifício dedicado ao treino dos desportos de combate. E, precisamente no sítio em que me encontrava ficava o estádio, do qual sobravam apenas um arremedo de pista e uma laje que, ao que se diz, indicava a meta. Desmentindo a ideia de que, por mais recôndito que seja o lugar, haverá lá sempre um português, atrás de mim estavam dois. Era um casal que, como ficaria claro mais adiante, residia em Vila Nova de Gaia. Igualmente atenta às ruínas e ao numeroso grupo de turistas que as visitava, a senhora disse: “Vês o que eu te digo, Américo? Assim é que se aposta no turismo. Olha para isto: este estádio está todo estragado, é só meia dúzia de pedras, mas está cheio de turistas. Nós, ao pé da nossa porta, temos o estádio do Avintes, que está muito melhor do que este, e ninguém o vai ver.” E, depois de um suspiro, concluiu: “Não damos valor ao que é nosso.”
Não sei se haverá história que ilustre melhor o espírito olímpico. As olimpíadas são esforço, superação e excelência, que é o que aqui temos. A ideia de que, com o esforço de todos, o recinto do Futebol Clube de Avintes pode superar, em número de visitantes, o estádio de Olímpia, é excelente. E mais: além de se encontrar num estado de conservação melhor do que o estádio onde se realizaram os primeiros Jogos Olímpicos, ao que se lê nas notícias o estádio do Avintes oferece também melhores condições do que o estádio onde se vão realizar os próximos. É só vantagens.»
Sem comentários:
Enviar um comentário