sexta-feira, 19 de agosto de 2016

George Enescu

George Enescu, proeminente músico romeno do século XX, compositor, violinista, pianista, maestro e professor, nasceu no dia 19 de Agosto 1881 em Liveni. A sua carreira esteve profundamente ligada a França, país onde o seu apelido é habitualmente redigido como Enesco.

George começou a tocar violino aos 4 anos de idade, tendo como professor Eduard Caudella. Entre os anos 1888 e 1894 estudou no Conservatório de Viena, com os professores Joseph Hellmesberger, Robert Fuchs e Sigismond Bachrich, entre outros. Com apenas 12 anos de idade, concertos seus, nos quais interpretou obras de Johannes Brahms, Pablo Sarasate, Henri Vieuxtemps, Felix Mendelssohn-Bartholdy entusiasmaram a imprensa e o público.

Após conclusão da sua formatura no Conservatório de Viena, George Enescu prosseguiu os seus estudos no Conservatório de Paris, entre 1895 e 1899, com os professores Armand Marsick, André Gedalge, Jules Massenet e Gabriel Fauré. No dia 6 de Fevereiro de 1898 estreou-se como compositor nos Concerts Colonne de Paris com a sua obra Poema Romeno.

George Enescu permaneceu em Bucareste durante a Primeira Grande Guerra Mundial. Dirigiu, então, a 9.ª Sinfonia de Beethoven, tocada na íntegra pela primeira vez na Roménia, composições de Hector Berlioz, Claude Debussy, Richard Wagner, e também composições suas, como a Sinfonia N.º 2 (1913) e a Suite n.º 2 para Orquestra (1915). Neste mesmo ano teve lugar a primeira edição do concurso de composição que tem o seu nome, George Enescu.

Depois da guerra, George Enescu continuou a sua actividade, dividida entre a Roménia e França. Nos Estados Unidos liderou as orquestras de Filadélfia (1923) e de Nova Iorque (1938).

A actividade pedagógica de George Enescu assumiu também grande relevância. De entre os seus alunos estão violinistas como Christian Ferras, Ivry Gitlis, Arthur Grumiaux, Ginette Neveu e Yehudi Menuhin.

As mais conhecidas composições de George Enescu são as duas Rapsódias Romenas (1901-1902), a Suite n.º 1 para Orquestra (1903), a Sinfonia n.º 1 (1905) e Sete Canções para os versos de Clément Marot (1908). Escreveu também uma ópera, Édipo (1937).

George Enescu faleceu no dia 4 de Maio de 1955, em Paris.

Na cidade de Bucareste existe hoje um museu em memória de George Enescu. É também possível visitar a sua casa de Dorohoi. A Orquestra Sinfónica de Bucareste e o Festival George Enescu, fundado pelo seu amigo e antigo colaborador  maestro George Georgescu, honraram-no adoptando o seu nome. Mais recentemente, também o Aeroporto Internacional de Bacau passou a ser designado "Aeroporto Internacional George Enescu". 

Sem comentários: