domingo, 14 de agosto de 2016

Cecilia Gasdia

Cecilia Gasdia, soprano italiana, nasceu em Verona no dia 14 de Agosto de 1960.

Em 1980, com vinte anos de idade, Cecilia Gasdia ganhou o 1.º Prémio no concurso "New Voices for Opera", dedicado a Maria Callas. Seguidamente estreou-se em Florença na ópera I Capuleti e i Montecchi, mas a verdadeira oportunidade aconteceu quando, no último momento, foi chamada ao "Scala" de Milão para substituir Montserrat Caballé no papel principal de Anna Bolena de Donizetti; o grande sucesso da récita atraiu a atenção de directores de orquestra em todo o mundo.

Cecilia Gasdia é uma das mais apreciadas cantoras internacionais das obras de Rossini, incluindo no seu repertório 14 personagens das óperas deste compositor. A sua colaboração com o "Festival Rossini", em Pesaro, que teve início em 1983, com Mose in Egitto, continuou ao longo dos anos com Le Comte Ory, Il Viaggio a Reims, Maometto II, Otello e Semiramide.

Em 1985 Cecilia Gasdia cantou o Stabat Mater de Rossini, na cidade de Lisboa.

Em Junho de 1994, Cecilia Gasdia participou num extraordinário Requiem de Mozart, interpretado na Biblioteca Nacional de Sarajevo, sob a direcção de Zubin Metha e em parceria com José Carreras e Ruggero Raimondi. O concerto, dedicado às vitimas da tragédia da ex-Jugoslávia, foi transmitido por mais de trinta canais de televisão de todo o mundo.

Sem comentários: