quinta-feira, 9 de junho de 2016

Carl Otto Nicolai

Carl Otto Ehrenfried Nicolai, compositor e maestro alemão, fundador da Filarmónica de Viena, nasceu no dia 9 de Junho de 1810 em Königsberg.

Em 1837 Carl Otto Nicolai tornou-se maestro na Capela Corandin Kreutzer Kärntnertortheater em Viena e criou os Concertos Filarmónicos de Viena.

O sucesso de uma Missa dedicada ao Rei da Prússia, Frederico Guilherme IV, escrita em 1843 e uma abertura, Eine feste Burg, pelos 200 anos da Universidade de Königsberg fizeram com que Carl Otto Nicolai fosse para Berlim onde se tornou director do coro da catedral e Mestre da Capela da Ópera Estatal de Berlim, em 1847.

Carl Nicolai compôs, além de óperas, numerosas obras sacras para coral e lieders. Entre as suas obras, destaca-se a sua obra prima Die Lustigen Weiber von Windsor, ("As Alegres Comadres de Windsor"), com um libreto composto pelo dramaturgo alemão Salomon Hermann Mosenthal, baseado na obra The Merry Wives of Windsor, de William Shakespeare e representada pela primeira vez no dia 9 de Março de 1849 em Berlim.

Carl Otto Nicolai faleceu devido a acidente vascular cerebral, oito semanas após a estreia desta sua mais aclamada obra.

Sem comentários: