quinta-feira, 12 de maio de 2016

Jules Massenet

Jules Émile Frédéric Massenet, compositor francês, especialmente conhecido pelas suas óperas, muito populares no final do século XIX e início do século XX, nasceu em Montaud, Saint-Etienne, no dia 12 de Maio de 1842.

Jules Émile Massenet era o mais novo de uma família de doze crianças, oito das quais eram originárias de um primeiro casamento de seu pai. A família mudou-se para Paris em 1848, quando Jules Émile tinha seis anos de idade e sua mãe lhe deu as suas primeiras lições de piano. Entrou para o Conservatório de Paris com a idade de onze anos.

Jules Émile Massenet ganhou um primeiro prémio de piano em 1859 e um primeiro prémio de contraponto em 1863. Admtido na villa Médicis depois de vencer o grand prix de Rome em 1863 com a sua cantata David Rizzio. Conheceu nessa altura Franz Liszt que o acolheu com apreço e lhe confiou alguns alunos de piano, entre os quais se encontrava Louise-Constance apelidada de «Ninon» de Gressy, com quem Massenet casaria em 1866 e com quem teria uma única filha, Juliette.

O primeiro grande sucesso de Jules Massenet foi a ópera Marie-Magdeleine, aclamado pelos seus contemporâneos Tchaikovsky e Gounod.

Massenet parou de compor durante um ano para poder servir como soldado na guerra Franco-Prussiana. Foi professor de composição, de grande influência, no Conservatório de Paris a partir de 1878, tendo tido como alunos Gustave Charpentier, Reynaldo Hahn e Charles Koechlin.

As óperas mais famosas de Jules Massenet são: Manon (apresentada em 1884), Werther (estreada em 1892) e Thaïs (terminada em 1894). Continuam a ser representadas frequentemente, com enorme sucesso. Nas suas óperas Massenet combina a ênfase da grande ópera com uma sensibilidade lírica.

Além de óperas, Jules Massenet escreveu também ballets, oratórias, cantatas, peças orquestrais e cerca de 200 canções.

Jules Émile Frédéric Massenet morreu de cancro, em Paris, com a idade de 70 anos. Está sepultado em Égreville (Seine-et-Marne), cidade onde possuía um castelo.

Sem comentários: