terça-feira, 19 de abril de 2016

Murray Perahia

Murray Perahia, pianista e director de orquestra norte-americano, nasceu no dia 19 de Abril de 1947 em Nova Iorque.

Nascido no seio de uma família sefardita de origem grega, Murray Perahia começou a estudar piano desde os quatro anos de idade, mas só a partir dos 15 se dedicou a sério a esse estudo. Quando tinha 17 anos, ingressou no Mannes College of Music onde estudou teclado, direcção e composição com Mieczysław Horszowski. Nesse verão, participou no Marlboro Music School and Festival onde estudou com Rudolf Serkin e Pau Casals, entre outros.

Em 1972, Murray Perahia foi o primeiro norte-americano a ganhar o primeiro prémio do Leeds International Pianoforte Competition, feito que o ajudou a cimentar a sua reputação de jovem talento do piano.

Murray Perahia trabalhou com Benjamin Britten e Peter Pears em 1973, no Festival de Aldeburgh. Foi co-director artístico do mesmo Festival de 1983 a 1989. Perahia manteve uma estreita amizade com Vladimir Horowitz, que exerceu uma grande influência no seu amor pelo piano.

O primeiro grande projecto de Murray Perahia foi a gravação completa dos concertos para piano de Wolfgang Amadeus Mozart, dirigidos a partir do piano, com a English Chamber Orchestra. Durante a década de 1980 gravou também o repertório completo de concertos para piano de Ludwig van Beethoven, com Bernard Haitink e a Royal Concertgebouw Orchestra.

Sem comentários: