terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Pierre Rode

Jacques-Pierre-Joseph Rode, mais conhecido como Pierre Rode, compositor e violonista francês, nasceu no dia 16 de Fevereiro de 1774 em Bordéus.

Músico precoce, Pierre Rode era já um violinista destacado aos 12 anos de idade. Em 1787 foi para Paris onde se tornou aluno favorito de Giovanni Viotti, que, rendido ao seu talento, lhe deu lições gratuitas e promoveu a sua apresentação em público a partir de 1790. Pierre viajou então pela Europa dando-se a conhecer e aperfeiçoando a sua arte, regressando a Paris apenas em 1799. Em Paris tornou-se solista da Ópera e foi nomeado professor do Conservatório, recentemente criado. Colaborou com Pierre Baillot e Rodolphe Kreutzer na publicação, em 1803, da obra "Méthode de violon du Conservatoire de Paris".

Pierre Rode foi violinista-solo do Primeiro Cônsul Napoleão e fez várias digressões pela Holanda, Alemanha, Inglaterra e Espanha. Partiu depois para a Rússia com François-Adrien Boieldieu, tendo vivido em São Petersburgo entre 1804 e 1809, onde foi violinista do Tsar, passando também muito tempo em Moscovo.

Quando voltou para Paris, Pierre Rode constatou que o público já não reagia com grande entusiasmo às suas interpretações. Louis Spohr, que o ouviu antes e depois da sua permanência na Rússia, escreveu que a execução de Rode se tinha tornado "fria e cheia de maneirismos". No entanto, de acordo com outras fontes, Rode padeceria de uma paralisia incipiente, com origem numa infecção linfática que lhe afectava o braço direito, limitando a sua capacidade para tocar com força ou rapidez, o que contrastava com a elegância, expressividade e vivacidade que haviam caracterizado a sua anterior maneira de tocar.

Entretanto, em 1811 Pierre Rode trocou novamente Paris por Viena, onde foi interpretar a "Sonata para violino n.º 10 em sol maior ", que Beethoven havia composto expressamente para si.

Em 1813 Pierre Rode foi viver para Berlim e aí publicou os seus 24 caprices, estudos para violino. Deixou Berlim em 1819.

Ainda que tenha escrito numerosas obras para violino, as obras de Pierre Rode quase nunca são tocadas, contrariamente, por exemplo, às de Niccolò Paganini. Os seus Caprices d'Amour não são considerados mais do que meros exercícios de aprendizagem ou peças de concurso. No entanto, o seu contributo para a arte do violino romântico permanece importante, nomeadamente por ter influenciado violinistas mais jovens, como Louis Spohr, que adoptou e desenvolveu o seu estilo, bem como por ter contribuído para a formação de Joseph Böhm (1795-1876), que foi depois, ele próprio, professor do famoso violinista Joseph Joachim (1831-1907). 

Pierre Rode morreu em Château de Bourbon, perto de Damazan, a 25 de Novembro de 1830.

Sem comentários: