terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Kazimir Malevich, criador do suprematismo

Kazimir Severinovich Malevich, pintor abstracto soviético, considerado um dos representantes da arte de vanguarda no seu país, nasceu no dia 23 de Fevereiro de 1878 em Kiev, Ucrânia.

Malevich foi o pioneiro da arte abstracta geométrica e o mentor do movimento conhecido por suprematismo (1913), tendência abstacta que defendeu no seu manifesto "Do cubismo ao suprematismo" (1915), propugnando uma pintura abstracta que fizesse vibrar a tela, procurando atingir a expressão "suprema".

Com Kandinsky e Mondrian, Malevich foi um dos inventores e teóricos da arte não figurativa. Como fundador do suprematismo, levou o abstracionismo geométrico à sua forma mais simples, sendo o primeiro artista a usar elementos geométricos abstractos. O Quadro negro sobre fundo branco, pintado entre 1913 e 1915, constituiu uma ruptura radical com a arte existente na época. É composto por dois quadrados, um dentro do outro, com os lados paralelos aos da tela. A obra foi apresentada pela primeira vez na exposição "Last Futurist Exhibition of Paintings 0.10" em Petrogrado, com 38 outras obras suprematistas, marcando o lançamento do manifesto e o início do movimento.

Kazimir Malevich foi director do "Instituto da Arte de Moscovo" em 1917 e, em 1922, professor na "Academia de Leninegrado". Em 1926 e 1927 conseguiu viajar pela Alemanha e pela Polónia e foi dessa viagem que ficaram no Ocidente as obras e elementos que, nessa altura, permitiram avaliar da sua importância.

A partir de 1923, Malevich viveu em Petrogrado, continuando a ensinar. Em 1927, expôs suas obras pela primeira vez em Berlim e retornou à arte figurativa. Deixou na Alemanha 70 quadros e um manuscrito "O suprematismo ou o mundo sem objecto", publicado pela Bauhaus. Durante a guerra, cerca de quinze dos seus quadros desapareceram e jamais foram reencontrados. Uma parte deles está actualmente no "Stedelijk Museum" de Amesterdão e outra, no "Museu de Arte Moderna" ("MoMA") de Nova Iorque.

Em 1929 Kazimir Malevich foi acusado pelo governo soviético de "subjectivismo" e nos anos que se seguiram foi continuamente atacado pela imprensa. Perdeu todas as suas funções oficiais e chegou a ser preso e torturado. Morreu de cancro, abandonado e na pobreza, em São Petersburgo, a 15 de Maio de 1935. Apesar de ter recebido funerais oficiais, a condenação de sua obra e do suprematismo foi seguida por um esquecimento de décadas. O reconhecimento do artista só ocorreu a partir dos anos 1970. Desde então, numerosas retrospectivas pelo mundo consagraram Kasimir Malevitch com um mestre da arte abstracta.

Peasant Woman, Kazimir Malevich, 1912, cubo-futurismo

Sem comentários: