quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Pietro Alessandro Guglielimi

Pietro Alessandro Guglielmi, compositor italiano, nasceu no dia 9 de Dezembro de 1728 em Massa, Ducado de Massa e Carrara. Escreveu as suas múltiplas obras musicais na segunda metade do século XVIII, durante o denominado período clássico da história da música.

Pietro Alessandro recebeu os primeiros conhecimentos musicais de seu pai, Jacopo Guglielmi (1690–1740), mestre de capela da cidade natal, que o familiarizou com o fagote e a viola de arco. Posteriormente, estudou com seu irmão Domenico (1713–1790), futuro mestre de capela da catedral de Massa, com quem teve lições de teclado. Quando Pietro Alessandro completou 18 anos e graças ao apoio de Alderano Cybo, duque de Massa, foi estudar para o Conservatório de Santa Maria de Loreto de Nápoles, sob a direcção do maestro Francesco Durante.

Provavelmente em 1754, Pietro Alessandro deu por finalizados os seus estudos e iniciou a carreira como compositor de ópera. O seu primeiro trabalho foi uma comédia em dialecto napolitano intitulada Lo solachianello 'mbroglione , que foi representada no "Teatro de los Florentinos", de Nápoles, no Inverno de 1757. Dois anos depois, em 1759, aceitou o encargo da parte do "Teatro Capranica", de Roma, de compor o intermezzo La rica Locandiera. E, por fim, a 8 de Janeiro de 1763, apresentou no "Teatro Argentina", de Roma, aquela que pode considerar-se a sua primeira ópera séria, Tito Manlio. Logo partiu para Nápoles, onde compôs vários intermezzos e alguma ópera bufa para os teatros da cidade.

Nos anos seguintes, graças aos cada vez mais numerosos êxitos, Pietro Alessandro Guglielmi afirmou-se no norte de Itália, sobretudo em Veneza, e a sua fama estendeu-se por toda a restante península italiana e Europa. Em 1767 viajou até Londres onde apresentou, a 27 de Outubro, no "Teatro Haymarket", o pastiche Tigrane. Durante esse mesmo período a sua fama alcançou o centro da Europa, onde as suas obras foram representadas em Dresden e Eszterháza.

Em 1772 Pietro Alessandro Guglielmi partiu de Londres para voltar a Itália. Durante quatro anos apresentou novas óperas em Veneza, Roma, Turim e Milão. No Outono de 1776 foi para Nápoles, onde estreou Semiramide riconosciuta, permanecendo na cidade napolitana até finais de 1793. Durante esses anos, as suas obras alcançaram a capital dos czares, São Petersburgo.

Em 1794 Guglielmi foi para Roma, a fim de ter a seu cargo a famosa "Cappella Giulia", onde viria a permanecer até à sua morte, compondo missas, motetes, etc. Faleceu em Roma, Estados Pontifícios, a 18 de Novembro de 1804.

Pietro Alessandro Guglielmi foi um compositor extremamente prolífico, tendo escrito mais de cem óperas, nove oratórias, motetes, sinfonias, sonatas, um miserere, um requiem, etc.

Sem comentários: