Ida Haendel, violinista polaca de origem judaica, com nacionalidade britânica, nasceu no dia 15 de Dezembro de 1928 em Chełm, pequena cidade do leste da Polónia.
Ida Haendel, começou a estudar violino aos três anos de idade e aos quatro continuou a estudar, já no no Conservatório de Varsóvia, com Miecyzslaw Michalowicz. Aos cinco anos foi a vencedora do Concurso Hubermann. Aos sete anos de idade foi finalista do Concurso Internacional de Violino Henryk Wieniawski, nesse ano ganho por Ginette Neveu (16 anos, primeiro prémio) e David Oistrakh (27 anos, segundo prémio). Estudou em Paris com George Enescu e depois em Londres com Carl Flesch. Durante a Segunda Grande Guerra Mundial tocou para as tropas britânicas e americanas e, em 1940, obteve a nacionalidade britânica.
Ida Haendel viveu em Londres até 1952, depois em Montreal e desde 1979 vive em Miami Beach, Florida. Em 1970 foi publicada a sua autobiografia, Woman with Violin. Em 1991 recebeu a Ordem do Império Britânico e é também Doutora Honoris Causa pelo Royal College de Londres. Algumas das suas interpretações mais recentes foram a sua presença no concurso Paganini de Breslávia em 2003 e durante a visita do Papa Bento XVI ao campo de concentração de Auschwitz-Birkenau em 2006.

Sem comentários:
Enviar um comentário