terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Ida Haendel

Ida Haendel, violinista polaca de origem judaica, com nacionalidade britânica, nasceu no dia 15 de Dezembro de 1928 em Chełm, pequena cidade do leste da Polónia.

Ida Haendel, começou a estudar violino aos três anos de idade e aos quatro continuou a estudar, já no no Conservatório de Varsóvia, com Miecyzslaw Michalowicz. Aos cinco anos foi a vencedora do Concurso Hubermann. Aos sete anos de idade foi finalista do Concurso Internacional de Violino Henryk Wieniawski, nesse ano ganho por Ginette Neveu (16 anos, primeiro prémio) e David Oistrakh (27 anos, segundo prémio). Estudou em Paris com George Enescu e depois em Londres com Carl Flesch. Durante a Segunda Grande Guerra Mundial tocou para as tropas britânicas e americanas e, em 1940, obteve a nacionalidade britânica.

Ida Haendel viveu em Londres até 1952, depois em Montreal e desde 1979 vive em Miami Beach, Florida. Em 1970 foi publicada a sua autobiografia, Woman with Violin. Em 1991 recebeu a Ordem do Império Britânico e é também Doutora Honoris Causa pelo Royal College de Londres. Algumas das suas interpretações mais recentes foram a sua presença no concurso Paganini de Breslávia em 2003 e durante a visita do Papa Bento XVI ao campo de concentração de Auschwitz-Birkenau em 2006.

Sem comentários: