sábado, 21 de novembro de 2015

İdil Biret

İdil Biret, pianista turca, famosa pelas suas interpretações de obras do repertório romântico, nasceu no dia 21 de Novembro de 1941 em Ancara.

Idil Biret começou muito jovem a estudar piano com Mithat Fenmen, antigo aluno de  Nadia Boulanger e de Alfred Cortot. Beneficiando de uma Lei criada especialmente para si, obteve uma bolsa que lhe permitiu prosseguir os seus estudos no "Conservatório Nacional Superior de Música e de Dança de Paris" onde foi aluna de Nadia Boulanger. Terminou os estudos com vários prémios e continuou posteriormente a aperfeiçoar-se com Alfred Cortot e Wilhelm Kempff.

Idil Biret participa regularmente em júris de grandes concursos internacionais de piano (Reine Élisabeth, na Bélgica, Van Cliburn, Liszt, Busoni, etc). Fez cerca de uma centena de gravações, principalmente para a etiqueta "Naxos". Os seus discos têm sido largamente difundidos e alguns deles foram premiados pela imprensa especializada.

Actualmente, Idil Biret grava para a sua própria etiqueta "IBA" (Idil Biret Archive), fazendo agora parte da firma mundial "Naxos" uma série de 19 discos dedicados a  Beethoven (incluindo os 5 concertos, as 32 sonatas, a Fantasia Coral, mas também as 9 sinfonias transcritas para piano por Liszt). Neste contexto, protagonizou também o DVD "The Making of the Beethoven Recordings". Gravou também os grandes concertos românticos para piano de Tchaïkovsky, Liszt, Grieg e Schumann.

Desde 1970 que Idil Biret é reconhecida como Devlet Sanatçısı ("Artista Nacional"), título honorário outorgado aos artistas pelo governo turco, pelo seu contributo para a cultura turca. Em 1995 as sua gravações de Chopin foram galardoadas na Polónia com o Grand Prix du Disque Frédéric Chopin. Nesse mesmo ano ganhou o prémio Diapason d'Or pela gravações das sonatas de Boulez, consideradas as melhores do ano pelo periódico francês "Le Monde".

Idil Biret recebeu outros galardões, como o prémio Lily Boulanger Memorial, em Boston, a "Medalha de Ouro Harriet Cohen/Dinu Lipatti", em Londres, o prémio polaco por "Méritos Artísticos", o reconhecimento como "Cavaleiro da Ordem Nacional de Mérito" de França. Em 2007 foi condecorada com a "Cruz de Cavaleiro dos Serviços Distintos", outorgada pelo presidente polaco Lech Kaczynski pelo seu contributo para a cultura polaca com as gravações e interpretações da música de Chopin. 

Sem comentários: