Carl (ou Karl) Tausig, pianista e compositor polaco, nasceu no dia 4 de Novembro de 1841, em Varsóvia, no seio de uma família judaica. Teve com seu pai as primeiras lições de piano.
Mais tarde, Carl Tausig conheceu Franz Liszt, em Weimar, e estudou e viajou com ele. Terá sido, provavelmente, o maior discípulo de Liszt. Aos 16 anos de idade conheceu Richard Wagner, de quem também se tornou um devoto seguidor.
Apesar da origem judaica de Tausig, Wagner regozijou-se com este seu patrocínio (como é evidente na sua autobiografia, "A minha vida"). Tausig viria a escrever arranjos para piano de muitas das óperas de Wagner.
Carl Tausig apresentou também Wagner a Peter Cornelius, seu amigo, outro admirador de Wagner.
Tausig radicou-se na Alemanha e abriu uma escola de piano em Berlim em 1865 que, no entanto, encerraria pouco depois. Fez digressões por toda a Europa, tornando-se conhecido pela sua técnica exemplar. Morreu de febre tifóide em Leipzig, com apenas 29 anos de idade.
A produção de Carl Tausig como compositor é muito diminuta e pouco explorada hoje. Além das suas obras completamente originais, fez arranjos de obras de vários compositores e escreveu varias obras pedagógicas para o ensino de piano.
Entre as suas mais famosas transcrições há uma da "Tocata em ré menor, BWV 565", de Johann Sebastian Bach.
Sem comentários:
Enviar um comentário