quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Yo-Yo Ma

Yo-Yo Ma, violoncelista norte-americano de origem chinesa, nasceu no dia 7 de Outubro em Paris.

Yo-Yo Ma começou por estudar violino, e depois viola de arco, antes de se interessar pelo violoncelo, instrumento que começou a manipular aos quatro anos de idade, com seu pai. Depois de um primeiro concerto em Paris, aos seis anos de idade, a família de Ma foi viver para Nova Iorque.

Criança prodígio, Yo-Yo Ma apareceu na televisão norte-americana com oito anos de idade, num concerto conduzido por Leonard Bernstein. Entrou para a Juilliard School onde teve aulas com Leonard Rose. Estudou durante um semestre na Universidade de Columbia antes de se matricular na Universidade de Harvard, mas questionava-se sobre se valeria a pena continuar a estudar até que, nos anos 1970, o estilo de Pablo Casals o inspirou.

Yo-Yo Ma casou-se em 1978 com a violinista Jill Hornor. Têm dois filhos, Nicholas e Emily. Sua irmã mais velha, Yeou-Cheng Ma, também nascida em Paris, é violinista e juntamente com Yo-Yo coordena um projecto chamado Children's Orchestra Society (COS) em Long Island, nos EUA.

Actualmente, Ma toca com o Silk Road Project, que visa juntar músicos de vários países pelos quais passava a histórica Rota da Seda.

O antigo secretário geral das Nações Unidas, Kofi Annan, anunciou em Janeiro de 2006, que Yo-Yo Ma se juntara à lista dos embaixadores da paz da ONU, a exemplo de vários outros músicos, como o tenor Luciano Pavarotti e o jazzista Wynton Marsalis.

O principal instrumento tocado por Yo-Yao Ma é o Petúnia, violoncelo fabricado por Domenico Montagnana em Veneza, em 1733. Outro violoncelo usado por Ma é o stradivarius Davidov, utilizado anteriormente por Jacqueline du Pré e arrematado por Ma pelo montante de um milhão de dólares, após a morte da sua antiga proprietária. Ma possui também um violoncelo em fibra de carbono, criado por Luis & Clark.

Yo-Yo Ma é habitualmente citado pela crítica como o "o mais omnívoro de todos os cellistas" e de facto tem um repertório muito mais ecléctico do que aquele que é esperado num instrumentista erudito. Yo-Yo Ma já apresentou e gravou um extenso número de peças de música barroca e de outras escolas da música clássica, em instrumentos da época ou modernos. Integram também o seu repertório peças de música tradicional e popular como, por exemplo, a trilha sonora do filme "O Tigre e o Dragão", tangos argentinos de Astor Piazzola, música brasileira e a partitura minimalista de Philip Glass para Naqoyqatsi.

Sem comentários: