terça-feira, 27 de outubro de 2015

Vanessa-Mae

Vanessa-Mae Vanakorn Nicholson, conhecida no mundo da música apenas como Vanessa-Mae, violinista de formação clássica que se tornou famosa mundialmente por interpretações em que mistura música clássica com pop, jazz, tecno e outros ritmos modernos, nasceu no dia 27 de Outubro de 1978 em Singapura.

Este estilo de música é definido pela própria Vanessa-Mae como "violino de fusão tecno-acústica". O álbum que lhe deu fama internacional foi "The Violin Player", de 1995. Entrou para o "Guinness Book" aos 13 anos, por ser a "pessoa mais jovem a gravar os concertos de violino de Tchaikovsky e Beethoven".

Filha de Tan Soei Luang, pianista clássica e advogada, nascida na China, e de um empresário hoteleiro tailandês Vorapong Vanakorn, Vanessa-Mae foi baptizada com o nome de Chen Mei Vanakorn. Após a separação dos pais, sua mãe casou com um cidadão inglês de nome Graham Nicholson. Cresceu em Londres e é cidadã britânica. Começou a tocar piano aos 3 anos de idade e a tocar violino aos 5 anos. Tornou-se relativamente popular no Reino Unido porque em criança aparecia com regularidade na televisão em apresentações que envolviam música de estilo clássico conservador.

No início da adolescência, Vanessa-Mae rompeu com a influência dos pais e tornou-se conhecida pelo estilo elegante e sensual nos seus videoclipes de música. Apareceu com Janet Jackson a tocar violino a solo na canção "Velvet Rope" no álbum "The Velvet Rope".

Vanessa-Mae foi elogiada e aceite com aclamação pelo seu estilo e talento pessoal, mas também tem sido sujeita a muita controvérsia. Alguns críticos referem que as suas capacidades técnicas e musicais são rudimentares e que ela é apenas um produto típico da indústria musical a tentar usar o sex appeal para comercializar música clássica. Outros acusam-nas de que ela está a fazer um mau serviço à música clássica. Vanessa-Mae contrapõe dizendo que esses críticos são demasiado tradicionais e elitistas, que são incapazes de apreciar a fusão de música clássica com a música pop e que eles nem sequer sabem fazer música, apenas se cingem a um cinismo cruel.

Em Abril de 2006, Vanessa-Mae foi classificada como a jovem artista mais rica do Reino Unido na Lista dos Ricos do Jornal Sunday Times.

Vanessa-Mae, para além de sucesso mundial na música, tinha outro sonho: competir como esquiadora numas olimpíadas de inverno. Para isso, precisava de se qualificar. Nascida em Singapura mas com nacionalidade britânica, Vanessa assumiu o sobrenome do pai (Vanakorn) e participou num evento de qualificação como tailandesa, a nacionalidade do progenitor. A Federação Internacional de Esqui descobriu que o evento teve inúmeras irregularidades, todas aceites pelos juízes (que foram suspensos), apenas para que Vanessa conseguisse os pontos necessários para ir a Sochi, Rússia, em 2014. De facto, a artista/atleta competiu nos Jogos Olímpicos Sochi 2014, mas o crime não compensou. Fez um tempo de 3,26 minutos no slalon gigante, foi última, ficando a mais de 11 segundos da penúltima e a quase um minuto da vencedora.

Sem comentários: