Henry Spencer Moore, escultor e desenhador inglês, nasceu no dia 30 de Julho de 1898 em Castleford, Yorkshire.
Henry Moore estudou na Escola de Arte de Leeds (1910-1921) e no Royal College of Art, de Londres (1921-1924), onde foi professor de 1926 a 1939. As suas primeiras obras reflectem a influência da escultura primitiva e das antigas culturas mexicanas (Torso, 1927, Máscara, 1928). Posteriormente interessou-se pelo entalhe directo e pela escultura cubista e surrealista.
Henry Moore utilizou todo o tipo de materiais (pedra, bronze, madeira, cimento, etc.) e criou conjuntos monumentais, como o do edifício "Time and Life", de Londres (1952-1953), o da sede da UNESCO, em Paris (1950), o do "Lincoln Center", de Nova Iorque (1962) e o da Câmara Municipal de Toronto (1964-1966), concebido para lugares ao ar livre, com espaços côncavos e convexos, dotados de grande expressividade, através dos quais conseguiu equilíbrios harmoniosos entre a matéria e o espaço.
O estilo de Henry Moore evoluiu da figuração para uma abstracção orgânica que simboliza o crescimento e o movimento. O tema fundamental da sua obra, singularizada pelo seu grande dinamismo e pelo emprego de superfícies lisas e polidas, é a figura humana: síntese de formas, volumes, espaços e tensões. Entre 1937 e 1939 desenvolveu as suas criações mais abstractas (String Figures), se bem que depressa se tenha virado de novo para a forma.
De entre as obras de Moore, merecem relevo "Figura Deitada" (1929), "A Virgem e o Menino" (1943-1944, Igreja de S. Mateus, Northampton), "Grupo de Família" (1945-1949, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque), "O Rei e a Rainha" (1952-1953), "Busto de Jovem" (1973) e "Mãe e Filho" (1981).
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