terça-feira, 23 de junho de 2015

James Levine

James Lawrence Levine, consagrado maestro e pianista norte-americano, nasceu no dia 23 de Junho de 1943 em Cincinnati, Ohio. É o actual director musical da Metropolitan Opera House e da Orquestra Sinfónica de Boston.

Levine nasceu no seio de uma família musical. O avô materno era cantor litúrgico de uma Sinagoga. O pai era violinista e dirigia uma banda. A mãe era actriz. James começou a tocar piano ainda pequeno e quando tinha apenas 10 anos de idade fez o primeiro concerto como solista, tocando o Concerto para Piano N.º 2 de Felix Mendelssohn com a Orquestra Sinfónica de Cincinnati.

Depois de se ter graduado na Escola Walnut, uma prestigiada escola de Cincinnati, James Levine ingressou na Escola de Música Juilliard, em Nova Iorque, em 1961 e teve aulas com Jean Morel. Graduou-se em 1964 e juntou-se ao Projecto Maestros Americanos, conectado com a Orquestra Sinfónica de Baltimore.

Levine teve a sua estreia na Metropolitan Opera House em Junho de 1971, com uma apresentação da Tosca. O seu sucesso permitiu-lhe novas aparições e foi nomeado maestro principal em 1973. Tornou-se seu Director Musical em 1976. Em 1983 foi o maestro e director musical na adaptação para cinema de La Traviata, trabalhando para Franco Zeffirelli , com a participação da orquestra e o coro da Met. Tornou-se no seu Primeiro Director Artístico em 19861 e renunciou ao cargo em 2004.

Sem comentários: