Mikhail Vasilievich Pletnev , pianista, maestro e compositor russo, nasceu no dia 14 de Abril de 1957 em Arkhangelsk.
Mikhail Pletnev nasceu numa família amante da música, o pai tocava acordeão e sua mãe piano. Entrou para a Escola Central de Música com a idade de 13 anos e em 1974, ingressou no Conservatório de Moscovo, estudando com Yakov Flier e Lev Vlasenko. Em 1978, com 21 anos, ganhou a Medalha de Ouro do VI Concurso Internacional Tchaikovsky, que lhe deu reconhecimento internacional e chamou a atenção mundial. No ano seguinte fez a sua estreia nos Estados Unidos.
Mikhail Pletnev ensinou no Conservatório de Moscovo. Em 1988, numa conferência em Washington D.C., fez amizade com Mikhail Gorbachev vindo a obter o seu apoio para fundar, dois anos mais tarde, a Orquestra Nacional Russa, a primeira orquestra não apoiada pelo governo da Rússia desde 1917, de que foi seu primeiro maestro principal.
Deixou o cargo de Maestro Principal na década de 1990, e agora é director artístico da mesma. Mikhail Pletnev foi nomeado primeiro maestro convidado da "Orchestra della Svizzera Italiana", em Lugano, na Suíça, a partir de 2008.
As gravações de Mikhail Pletnev são, na maior parte, obras de compositores da Rússia, apesar de ter gravado recentemente as sinfonias de Beethoven para a Deutsche Grammophon. Os seus primeiros trabalhos gravados com orquestra, foram de Tchaikovsky ("A Bela Adormecida", a "Sinfonia Patética" e a "Sinfonia Manfred") e de Rachmaninov (a Segunda e a Terceira Sinfonias). O seu repertório de piano é bastante extenso, incluindo obras como The Seasons, muitas sonatas de Scarlatti, e as suas próprias transcrições de suites como as de "O Quebra-Nozes" e de "A Bela Adormecida".
Sem comentários:
Enviar um comentário