sábado, 6 de dezembro de 2014

Frédéric Bazille, pintor impressionista

Jean Frédéric Bazille, pintor impressionista francês, nasceu no dia 6 de Dezembro de 1841 em Montpellier. Interessou-se pela pintura depois de conhecer alguns trabalhos de Eugène Delacroix. Seus pais permitiram que estudasse pintura com a condição de que estudasse também medicina. Bazille iniciou os estudos de medicina em 1859 e foi para Paris em 1862 para prosseguir esses estudos.

Chegado a Paris, Bazille matriculou-se no estúdio do pintor Charles Gleyre. A partir daí ele próprio iria tornar-se pintor. Nesse estúdio vai conhecer Claude Monet e Auguste Renoir. Em breve forma-se um grupo que incorpora Edgar Degas, Alfred Sisley, Édouard Manet, Berthe Morisot, Paul Cézanne, Camille Pissarro, Émile Zola, Paul Verlaine... Após falhar no exame de medicina, em 1864, Bazille passou a pintar a tempo integral.

A partir de 1866 Frédéric Bazille esteve presente no Salon de pintura e escultura de Paris, sem grande sucesso. A sua paleta foi-se tornando mais luminosa e colorida. Com apenas 23 anos havia pintado vários trabalhos famosos, incluindo "O Vestido Cor-de-Rosa". O seu quadro mais conhecido é "Reunião de Família".

Em Agosto de 1870 Bazille alistou-se num regimento de Zuavos. Foi morto com 28 anos de idade, a 28 de Novembro de 1870, na Batalha de Beaune-la-Rolande, da Guerra Franco-Prussiana. A primeira exposição dos pintores impressionistas, onde várias das suas obras foram expostas, teve lugar em 1874, quatro anos depois da sua morte.

Frédéric Bazille está inumado no cemitério protestante de Montpellier.
 
Réunion de Famille, Frédéric Bazille, 1867, Musée d'Orsay, Paris

Sem comentários: