quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Lucia Popp

Lucia Popp, insigne soprano eslovaca, nasceu no dia 12 de Novembro de 1939 em Záhorská Ves no Estado Eslovaco, mais tarde Checo-Eslováquia e hoje Eslováquia.

Lucia Popp começou a sua carreira como soprano de soubrette, mas mais tarde tornou-se soprano lírica ligeira e soprano lírica de coloratura. Inicialmente ingressou na Academia de Bratislava para estudar drama. Começou a receber lições de canto como mezzo-soprano. A sua voz começou a mostrar registos altos e então estreou-se profissionalmente como Rainha da Noite na "Flauta Mágica", de Mozart, em Bratislava. Herbert von Karajan convidou-a, em 1963, para a Ópera Estatal de Viena, onde se apresentou como Barbarina em "As Bodas de Fígaro", de Mozart e em 1979 foi nomeada Kammersängerin. Fez a sua estreia no Covent Garden em 1966 como Oscar em "Um Baile de Máscaras", de Verdi e na Metropolitan Opera, de Nova Iorque, em 1967, mais uma vez como Rainha da Noite.

Na década de 1970, Lucia Popp assumiu-se como soprano lírica de coloratura e na década de 1980 começou a cantar obras mais difíceis, como Eva em "Os Mestres Cantores de Nuremberga", de Richard Wagner. Interpretou outros papéis, incluindo Zdenka e Arabella na "Arabella" de Richard Strauss, Susanna e Condessa em "As Bodas de Fígaro" de Mozart, Rainha da Noite e Pamina em "A Flauta Mágica", de Mozart, Zerlina, Donna Elvira, e Donna Anna no "Don Giovanni", de Mozart, Adele e Rosalinde em "O Morcego", de Johann Strauss, Annchen e Agathe em "Der Freischütz", de Weber e Sophie Marschallin em "O Cavaleiro da Rosa", de Richard Strauss.

Casada por duas vezes, Lucia Popp morreu de tumor cerebral em 1993, em Munique, na Alemanha, com a idade de 54 anos.

Sem comentários: