Ton Koopman, organista, cravista, musicólogo e regente de orquestra holandês, nasceu no dia 2 de Outubro de 1944 em Zwolle, Holanda.
Aluno de Gustav Leonhardt, Ton Koopman estudou musicologia, órgão e cravo no Conservatório de Amsterdão. Ganhou um prémio de excelência em cravo e em órgão. Ainda estudante, Koopman estreou-se na direcção de orquestra. Apaixonado pela música dos séculos XVII e XVIII, baseia-se na interpretação em instrumentos da época e na pesquisa musicológica com vista a encontrar as práticas de interpretação originais das obras que trabalha. Em 1969, criou o seu primeiro conjunto barroco e em 1979, a Amsterdam Baroque Orchestra à qual se juntou em 1993 o coro barroco de Amsterdão.
Mas Ton Koopman não se limita à direcção do seu conjunto. Também actua como solista dos melhores instrumentos musicais do mundo e dirige como maestro convidado várias orquestras nomeadamente a Orquestra de Câmara de Lausana.
Ton Koopman é também professor do Conservatório Real de Haia e membro da Real Academia de Música de Londres. Desde 2004 é também professor da Universidade de Leiden.
Sendo simultaneamente músico e musicólogo, Ton Koopman ajuda os os editores a reconstituir ou a fazer a revisão de antigas partituras.
Em 2002, fundou o seu próprio festival de música barroca em Périgord Vert, a sua região de adopção, onde se juntam jovens talentos e músicos de renome.
Em 2000 Ton Koopman foi nomeado doutor honoris causa pela Universidade de Utreque. Recebeu em 2004, o Silver Phonograph da indústria de disco holandesa, o que é raro, e em Junho de 2006, quando do festival Bach de Leipzig, a Medalha Bach.
Sem comentários:
Enviar um comentário