domingo, 26 de outubro de 2014

"Amar, Beber e Cantar" - isto é cinema ?

O filme conta a história de 3 casais em que alguns dos elementos são actores de teatro amador e estão a montar uma peça. Com o desenrolar da narrativa, é revelado que as três mulheres - interpretadas por Sabine Azema, Sandrine Kiberlain e Caroline Silhol - estão apaixonadas por George Riley, uma personagem que nunca aparece no filme, e a única informação dada é que ele terá poucos meses de vida, por sofrer de doença grave.

Adaptado de "Life of Riley", uma peça de Alan Ayckbourn, este filme é a derradeira obra de Alain Resnais, o prestigiado realizador de "Hiroshima Meu Amor" (1959), "É Sempre a Mesma Cantiga" (1997), "Corações" (2006) e "As Ervas Daninhas" (2009), entre outros, falecido a 1 de Março de 2014.

Na realidade, este filme ("Aimer, boire et chanter") é constituído pela filmagem da referida peça de teatro, representada (bem representada) perante as câmaras, com cenários próprios de teatro. Entre as várias cenas o realizador introduz paisagens filmadas nos locais onde a acção supostamente decorre. Em suma, uma peça de teatro filmado, apresentado como obra cinematográfica. Assim não vale!

Os poucos espectadores presentes na sessão da tarde foram saindo discretamente da sala ao longo da projecção. No final, o número de espectadores ainda presente estava reduzido a menos de metade do número inicial...

Sem comentários: