segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Andrea Bocelli

Andrea Bocelli, tenor, compositor e produtor musical italiano, nasceu no dia 22 de Setembro de 1958 em Lajatico, na Toscana.

Filho de Alessandro e Edi Bocelli, Andrea cresceu na quinta da família, a cerca de 40 km da cidade de Pisa. Devido a sofrer de glaucoma congénito e na sequência de um acidente de futebol que lhe provocou uma hemorragia cerebral, perdeu a visão com a idade de 12 anos. Sua mãe, Edi, costumava dizer que, desde então, a música era a única coisa que o consolava.

Andrea Bocelli tinha começado a ter aulas de piano aos seis anos de idade a que se seguiram aulas de flauta, saxofone, trompete, harpa, violão e bateria. Durante a infância, Andrea tocava órgão na igreja que se situava perto de sua casa, onde ia todos os domingos com a avó. Aos doze anos de idade venceu o prémio Margherita d'Oro, em Viareggio, com a canção "O Sole Mio", constituindo a sua primeira vitória numa competição musical.

Após a conclusão do ensino médio, em 1980, Bocelli foi para a Universidade de Pisa, onde mais tarde foi graduado em Direito. Depois de trabalhar por um ano como advogado, Andrea teve aulas de canto com o maestro Luciano Bettarini, dedicando-se desde então, em exclusividade, à música. Bocelli nunca parou com o treino vocal, frequentando "master classes" com o prestigiado tenor Franco Corelli, em Turim.

Em 1992 o astro do rock italiano Zucchero Fornaciari testou Andrea quando procurava tenores para fazer um dueto com ele na canção "Miserere"; quando ouviu a gravação, o tenor Luciano Pavarotti implorou a Zucchero que usasse Andrea em vez dele próprio. A canção acabou por ser gravada com Pavarotti, mas foi Andrea Bocelli quem acompanhou Zucchero no "tour" europeu.

Em 1994 Andrea apresentou-se no Festival de San Remo, festival da canção italiana, ganhando o evento com a canção "Il mare calmo della sera", o que lhe deu o primeiro disco de ouro. No mesmo ano, estreou-se na ópera Macbeth, de Giuseppe Verdi, com o papel de Macduff, cantou no concerto de beneficência de Pavarotti em Modena e cantou para o Papa João Paulo II no Natal. Em 1995 a sua canção "Con te partirò" ficou em quarto lugar no Festival de San Remo.

Vencedor de cinco BRIT Awards e três Grammys, Bocelli já gravou quatro óperas completas (La bohème, Il trovatore, Werther e Tosca), além de vários álbuns clássicos e populares.

Andrea Bocelli tem três filhos, Amos (nascido em 1995) e Matteo (nascido em 1997) do seu casamento com Enrica Cenzatti, e Virginia (nascida em 2012) do seu relacionamento com Veronica Berti, que foi transformado em casamento em Março de 2014.

O ídolo de infância de Andrea era Eusébio, jogador de futebol português. Quando Andrea Bocelli se tornou famoso, foi Eusébio que o quis conhecer e as posições inverteram-se...

Sem comentários: