segunda-feira, 5 de maio de 2014

Zoo Santo Inácio, V. N. de Gaia

Abriu ao público em Junho de 2000. O Zoo Santo Inácio foi desenvolvido numa propriedade privada em Avintes, Vila Nova de Gaia, que data de 1702. Situava-se aí a casa de férias de uma família burguesa de raízes Holandesas, os van-Zeller, que nessa época se estabeleceu no Porto para, entre outros interesses, se dedicar ao comércio de Vinho do Porto.


No final do século XX, a então Quinta de Santo Inácio encontrava-se nas mãos de uma empresa familiar pertencente a descendentes dos van-Zeller, a Quinta da Aveleda, cujos sócios decidiram levar a cabo um projecto arrojado, a criação de um Parque Zoológico. O Zoo Santo Inácio tem como uma das suas principais funções a conservação das espécies animais, neste mundo em que os seres vivos se vêem cada vez mais ameaçados.

Dispõe hoje de uma pequena mas já muito apreciável colecção de animais (mamíferos, aves, répteis e invertebrados), alojados em recintos adequados, devidamente identificados e caracterizados, que facultam uma informação sucinta mas completa sobre cada um deles. Em complemento, de acordo com horários conhecidos, o Zoo proporciona aos seus visitantes atracções que vão desde a alimentação dos pinguins à demonstração das características e do comportamento das aves de rapina, dos répteis, etc.

Situado a cerca de 15 minutos, por estrada, da cidade do Porto, com estacionamento assegurado, o Zoo Santo Inácio merece uma visita demorada, aproveitando os vários recantos de lazer para fazer pausas de descanso em contacto directo com a natureza, ou para tomar uma refeição ligeira que pode ser adquirida nas lojas existentes no local.

Sem comentários: