Pasquale Anfossi, compositor e violinista italiano do período barroco tardio, nasceu em Taggia, Liguria, no dia 5 de Abril de 1727.
Pasquale Anfossi estudou com Niccolò Piccinni e Antonio Sacchini e trabalhou principalmente em Londres, Veneza e Roma. Compôs mais de 80 óperas, tanto ópera séria como ópera bufa, embora ele se tenha concentrado na música sacra, especialmente oratórias, durante os últimos anos de vida.
Pasquale Anfossi terá influenciado Mozart na sua juventude. Efectivamente, quando Mozart tinha 14 anos, em 1770, viajou com seu pai Leopoldo para Nápoles, onde, com toda a probabilidade, conheceu a música de Anfossi. Daí Mozart ter adaptado as óperas de Anfossi, Il curioso indiscreto e Le gelose fortunate para a sua apresentação em Viena, em 1783 e 1788, respectivamente. Por outro lado, no seu epistolário, Mozart cita Pasquale Anfossi em duas ocasiões: numa, considera-o "molto cognito napolitano" e em outra diz que "i miei nemici dicono che io voglio correggere l’opera di Anfossi". Assim, parece que não só Mozart conhecia pessoalmente Pasquale Anfossi, como também a sua música teve alguma influência sobre ele.
Pasquale Anfossi faleceu em Roma, em Fevereiro de 1797.
Sem comentários:
Enviar um comentário