Garrick Ohlsson, pianista norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 3 de Abril de 1948.
Garrick começou com 8 anos de idade a estudar piano no Conservatório de Westchester e aos 13 anos prosseguiu esses estudos na Juilliard School. A sua carreira musical foi influenciada e apoiada por vários professores de grande prestígio, como Claudio Arrau, Olga Barabini, Tom Lishman, Sascha Gorodnitzki, Rosina Lhevinne e Irma Wolpe.
Garrick Ohlsson tem-se feito escutar interpretando as obras mais famosas de Mozart, Beethoven e Schubert, mas também repertório romântico. Tem tocado com orquestras sinfónicas do seu país, como as de Cleveland, Filadélfia, Cincinnati,
Indianápolis, Houston, Baltimore, Pittsburgh, Los Ângeles, Seattle,
Washington D.C. e Berkeley, mas também com orquestras europeias, como a Sinfónica de Londres e a Filarmónica de Varsóvia.
Garrick Ohlsson foi o primeiro pianista norte-americano a ganhar o primeiro prémio do Concurso Internacional de Piano Frederico Chopin de Varsóvia, em 1970. Entre outros, ganhou também os primeiros prémios da competição Busoni, em Itália e do Concurso Internacional de Montreal.
Ohlsson possui um repertório bastante amplo, em que se destacam, além das obras dos compositores anteriormente citados, as suas interpretações de Chopin. Possui umas mãos excepcionalmente grandes, podendo abarcar, no teclado, uma 12ª com a mão esquerda e uma 11ª com a mão direita.
Sem comentários:
Enviar um comentário