quarta-feira, 19 de março de 2014

Francesco Gasparini, interpretado por Cecilia Bartoli

Sposa son disprezzata é uma ária italiana escrita por Francesco Gasparini. É cantada na ópera "Bajazet", um pasticcio de Vivaldi, ou seja, uma montagem contendo árias de óperas de outros compositores, além de árias de ópera do próprio Vivaldi.


Era uma prática comum, na época de Vivaldi, conjugar numa ópera árias de outros compositores com composições do próprio. Também Vivaldi, na ópera "Bajazet", compôs as árias para as personagens "boas" e utilizou principalmente árias de outros compositores para os vilões. Sposa son disprezzata é cantada pela personagem vilã, Irene. Contudo, havia sido recentemente reportada a Vivaldi a autoria integral da composição desta obra, talvez porque o álbum de Cecilia Bartoli "If You Love Me (Se tu m'ami), 18th-Century Italian Songs", que usa a versão para piano de Alessandro Parisotti do século XIX, atribuía a autoria  do trabalho exclusivamente a Vivaldi. 

Francesco Gasparini, compositor italiano do Barroco, nasceu no dia 19 de Março de 1661, em Camaiore (perto de Lucca). Foi discípulo, em Roma, de Arcangelo Corelli e de Bernardo Pasquini.

Gasparini foi um dos compositores mais fecundos e apreciados da sua época. Escreveu 60 óperas e intermezzos para a maioria dos teatros de Roma e Veneza. As suas óperas figuraram entre as primeiras obras italianas representadas en Londres. Também se devem a si numerosos motetes, salmos, oratórias, cantatas e missas, bem como um tratado de acompanhamento, L’Armonico práctico al Cimbalo (Veneza, 1708), que foi utilizado em Itália até ao século XIX.

Sem comentários: