sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Farinelli

Farinelli é o pseudónimo do lendário cantor castrato italiano Carlo Maria Michelangelo Nicola Broschi, que nasceu no dia 24 de Janeiro de 1705 em Andria.

O mais popular e bem pago cantor de ópera da Europa em sua época, Farinelli foi castrado na infância para que conservasse a sua voz de soprano. A sua extensão vocal abrangia do Lá 2 até Ré 6. Tornou-se, a partir de de 1737, favorito dos Reis de Espanha, Filipe V e Fernando VI, a cujo serviço consagrou mais de duas décadas, sendo-lhe vedado cantar em público. Regressou a Itália em 1760. Faleceu em Bolonha, a 15 de Julho de 1782.

Pela extensão vocal fenomenal revelada ao longo da sua carreira, pela versatilidade demonstrada nos vários estilos de canto, pelo transcendente virtuosismo, pelos seus dotes de representação, Farinelli é ainda hoje recordado, com consenso quase unânime, como o maior cantor da história da ópera lírica.

Em 1994, foi lançado um filme sobre a vida de Farinelli, intitulado Farinelli - Il Castrato. Dirigido por Gerard Corbiau e estrelado, entre outros, por Stephano Dionisi, Enrico Lo Verso, Elsa Zylberstein e Jeroen Krabbé, a produção cinematográfica italiana ganhou o Globo de Ouro para melhor filme estrangeiro, além de ter sido nomeado para o Óscar, na categoria de melhor filme estrangeiro.

Sem comentários: