Walter Wilhelm Gieseking, pianista e compositor franco-alemão, nasceu no dia 5 de Novembro de 1895 em Lyon, França.
Gieseking viveu toda a sua infância, na companhia de seu pai, médico, no Sul de França e depois em Itália. Foi em grande parte um pianista autodidacta até que, em 1911, foi para a Alemanha, pátria de seu pai, onde começou os estudos no Conservatório de Hannover com Karl Leimer, com o qual chegou, mais tarde, a redigir um método para piano e a quem ele iria venerar por toda a vida.
Walter Gieseking gravou integralmente as obras para piano de Mozart, Debussy e Ravel e faleceu quando se encontrava a gravar as de Beethoven. Escreveu a autobiografia "Assim me fiz pianista", publicada em 1963.
Complementarmente ao seu trabalho como intérprete, Gieseking foi também compositor, mas mesmo durante a sua vida as suas composições foram mal divulgadas, não tendo ele feito qualquer esforço para lhes dar publicidade. Algumas delas foram recentemente gravadas em CD.
Tal como seu pai, que se ocupara durante a vida como lepidopterista, Gieseking também devotou muito do seu tempo a coleccionar borboletas e mariposas. A sua colecção privada pode ser vista na Colecção de História Natural do Museu de Wiesbaden.
Walter Wilhelm Gieseking faleceu em Londres no dia 26 de Outubro de 1956.
Walter Wilhelm Gieseking faleceu em Londres no dia 26 de Outubro de 1956.
Sem comentários:
Enviar um comentário