quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Viktoria Mullova

Viktoria Yurievna Mullova, violinista russa, nasceu no dia 27 de Novembro de 1959 em Zhukovsky, perto de Moscovo.

Estudou na Escola Central de Música de Moscovo e no Conservatório de Moscovo como aluna de Leonid Kogan. Ganhou o primeiro prémio no Concurso Internacional de Violino Jean Sibelius, de 1980, em Helsínquia e a Medalha de Ouro no Concurso Internacional Tchaikovsky em 1982.

Em 1983, durante uma digressão artística pela Finlândia, Mullova e o seu companheiro Vakhtang Jordan, que se fez passar por seu pianista acompanhante para conseguirem fugir juntos, abandonou seu hotel em Kuusamo, depois de Jordan dizer ao oficial da KGB encarregado de os vigiar que Mullova encontrava indisposta. Deixaram o Stradivarius, propriedade da União Soviética sobre a cama do hotel, apanharam um táxi e, depois de várias centenas de quilómetros chegaram à fronteira sueca. Na Suécia, pediram asilo político. A polícia sueca sugeriu que ficassem no hotel durante o fim de semana, até à abertura da embaixada dos EUA. Assim, permaneceram durante dois dias, sob falsa identidade, no quarto do hotel, sem sequer arriscarem deslocar-se até à recepção. Depois de obterem visas, partiram ambos para Washington D.C.

Viktoria Mullova reside actualmente em Holland Park, Londres, Inglaterra, com o marido, o violoncelista Matthew Cevada e três filhos: Misha, do seu relacionamento com Claudio Abbado, Katia, de seu relacionamento com Alan Brind, e Nadia, de seu casamento com Cevada.

Viktoria Mullova é conhecida pelos seus concertos e gravações para violino de composições de J. S. Bach, e pelas suas interpretações inovadoras de composições de jazz de Miles Davis, Duke Ellington e The Beatles, entre outros.

Sem comentários: