quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Fanny Hensel Mendelssohn

Fanny Cäcilie Mendelssohn, depois de casada conhecida por Fanny Hensel, pianista e compositora alemã, irmã de Felix Mendelssohn, nasceu no dia 14 de Novembro de 1805 em Hamburgo.

Fanny, por ser do sexo feminino, de acordo com os hábitos da época recebeu aulas de música apenas para se tornar amadora e não para ser profissional como seu irmão Felix. Mesmo assim Fanny aprendeu com grande capacidade e rapidamente se tornou uma extraordinária pianista. Começou a compor ainda em criança, apesar dos preconceitos da própria família que tinha vergonha do facto de Fanny querer ser compositora e não apenas uma boa dona de casa de uma família tradicional da classe média alta.

Em 1829 Fanny casou com o pintor artista Wilhelm Hensel. O marido apreciava as actividades musicais de sua esposa e assim ela teve oportunidade de organizar apresentações em sua casa. Mais tarde, em 1838, tocou também rm público, interpretando o Concerto n.º 1 para piano de seu irmão Felix Mendelssohn e em 1846 conseguiu publicar alguns cânticos no estilo Lied.

São conhecidas 466 composições de Fanny Hensel. Entre elas predominam cânticos no estilo Lied, muito popular na época, e músicas para piano. A maior obra dela é o Oratorium nach Bildern der Bibel (Oratória segundo imagens da Bíblia), de 1831, para coral, orquestra e solistas, uma belíssima obra romântica. Devido aos preconceitos da época a obra nunca foi apresentada e estreou somente em 1987, na Alemanha, por iniciativa dos maestros Elke Mascha Blankenburg, Wolfhagen Sobirey e Axel Bergstedt.

Fanny Hensel morreu em Berlim, a 14 de Maio de 1847, vítima de acidente vascular cerebral.

Sem comentários: