André Tchaikowsky (ou Andrzej Czajkowski), nascido Robert Andrzej Krauthammer, compositor e pianista polaco, nasceu em Varsóvia no dia 1 de Novembro de 1935.
Muito jovem ainda, André evidenciou um notável talento musical. Sua mãe, pianista amadora, ensinou-lhe piano desde os quatro anos de idade. Com a eclosão da Segunda Grande Guerra Mundial, a sua família, sendo judia, foi deportado para o gueto de Varsóvia. Krauthammer permaneceu no gueto até 1942, altura em que consegui fugir e passar à clandestinidade. Usando documentos de identidade falsos em nome de Andrzej Czajkowski, viveu escondido com sua avó Celina. Ambos permaneceram na clandestinidade até 1944, quando foram presos durante a Revolta de Varsóvia. Enviados para o campo de concentração de Pruszkow como cidadãos polacos, viriam a ser libertados em 1945.
Andrzej
Czajkowski, como ainda era conhecido na época (adoptaria a grafia
André Tchaikowsky depois), retomou os estudos com a idade de 9 anos na
escola pública de Lodz, sob a tutela de Emma Altberg (ex-aluna de Wanda Landowska). Foi depois para Paris, onde Lázaro Levy passou a orientar a sua educação.
De regresso à Polónia em 1950, estudou na Academia de Música de Sopot sob a orientação da professora Olga Iliwicka Dąbrowska e, mais tarde, na Academia de Música de Varsóvia, sob a direcção do professor Stanisław Szpinalski. Iniciou então a sua carreira de concertista com a interpretação, das "Variações Goldberg" de Bach e o "Concerto para Piano No. 2" de Rachmaninoff. Encantava as audiências com as suas brilhantes improvisações. A partir de 1951, estudou composição com o professor Kazimierz Sikorski.
Apesar do sucesso como concertista, a maior paixão de André Tchaikowsky era a composição. Escreveu um concerto para piano, um quarteto de cordas para voz e
piano vertendo para música sete sonetos de Shakespeare, um trio para piano e
várias outras composições para piano solo. Começou a trabalhar numa ópera, vertendo para música "O Mercador de Veneza" de Shakespeare. Levou a cabo várias gravações dos seus trabalhos para a etiqueta EMI.
Para a RCA Red Seal e Columbia Masterworks, gravou as "Variações Goldberg" de Bach, duas Sonatas e as "Variações em Fá menor" de Haydn, o "Concerto em Dó maior", duas sonatas e outras obras menores de Mozart, valsas, ländlers e danças alemães de Schubert, 15 mazurcas de Chopin e o "Quarteto em Dó menor para Piano", de Fauré.
André Tchaikovsky morreu em Oxford, com a idade de 46 anos, a 26 de Junho de 1982, de cancro de cólon. De acordo com a última vontade do compositor, o seu corpo foi doado à medicina e o seu crânio à Royal Shakespeare Company. Amante de teatro e sobretudo de Shakespeare, Tchaikovsky pediu que esta parte do seu esqueleto viesse a servir como adereço de teatro.
Sem comentários:
Enviar um comentário