quinta-feira, 26 de setembro de 2013

George Gershwin

George Gershwin (nascido Jacob Gershowitz), compositor norte-americano, nasceu no dia 26 de Setembro de 1898 em Brooklin, Nova Iorque.

Começou a sua carreira como pianista de bar e compositor de canções de moda. Com a Rhapsody in Blue (1924) conseguiu uma síntese entre a música ligeira de qualidade e elementos do jazz. A sua ópera Porgy and Bess (1935), baseada em aprofundados estudos etnográficos, é considerada a primeira ópera genuinamente norte-americana.

George Gershwin foi admirado por D. Milhaud, M. Ravel, I. Stravinsky e A. Schönberg. Outras obras suas: Concerto in F (1925) para piano e orquestra, An American in Paris (1928) e Cuban Ouverture (1932).
 
Sobre textos de seu irmão Ira, George Gershwin compôs canções célebres, como Lady be good, The man I love e I've got rythm, entre outras.

Muitas das composições de George Gershwin têm sido usadas na televisão e em inúmeros filmes, além de tornarem-se standards de jazz.

George Gershwin desenvolveu um tumor no cérebro denominado glioblastoma multiforme. Em Hollywood, no dia 11 de Julho de 1937, enquanto trabalhava na partitura de The Goldwyn Follies, teve um colapso, morrendo aos 38 anos de idade no Cedars of Lebanon Hospital na sequência de uma cirurgia para remoção do tumor. Está sepultado no Westchester Hills Cemetery em Hastings-on-Hudson, Nova Iorque.

Sem comentários: