Maria de Montserrat Viviana Concepción Caballé i Folc, mais conhecida como Montserrat Caballé, famosa soprano espanhola, considerada uma das melhores vozes femininas da cena lírica mundial, nasceu em Barcelona no dia 12 de Abril de 1933.
De origem humilde, necessitou de grandes esforços para concluir o seu
curso de canto no Conservatorio Superior de Música del Liceo e completar os
estudos com Eugénia Kemeny e Conchita Badía.
O início da sua carreira foi também muito modesto até que decidiu ir para a Suíça, onde fez parte da Ópera de Basileia entre 1957 e 1959, e se apresentou com com um repertório pouco frequente para as cantoras espanholas, que incluía Mozart e Strauss, o que foi útil para a sua etapa profissional seguinte, na companhia permanente da Ópera de Bremen (1959-1962).
Contudo, a sua verdadeira estreia mundial ocorreu na noite de 20 de Abril de
1965 no Carneggie Hall, quando teve que substituir imprevisivelmente Marilyn Horne na ópera "Lucrécia Bórgia", de Donizetti.
Essa sua actuação mereceu 25 minutos de aplausos contínuos no final da
representação e um dos mais importantes críticos nova-iorquinos titulou
ao dia seguinte "Callas + Tebaldi = Caballé".Além de um extenso repertório de ópera, domina igualmente o sector do lied.
Atingiu o auge da sua carreira na década de 1970. Em Outubro passado, quando se encontrava na Rússia, sofreu um acidente vascular cerebral ligeiro.
Atingiu o auge da sua carreira na década de 1970. Em Outubro passado, quando se encontrava na Rússia, sofreu um acidente vascular cerebral ligeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário