quarta-feira, 17 de abril de 2013

Anja Silja

Anja Silja Regina Langwagen cantora lírica soprano alemã, conhecida pela seu talento como cantora-actriz e pelo seu vasto repertório, nasceu no dia 17 de Abril de 1940 em Berlim. 

Anja Silja começou muito cedo a sua carreira na ópera, tendo como professor de canto seu avô, Egon Friedrich Maria Anders van Rijn. Interpretou a parte de Rosina em "O Barbeiro de Sevilha" de Rossini em Braunschweig em 1956, seguindo-se a Carmen de Bizet e Ariadne de Naxos. A parte mais importante da sua carreira começou em 1959, quando interpretou a Rainha da Noite em "A Flauta Mágica" de Mozart na Ópera Estatal de Viena, sob a batuta de Karl Böhm. Foi considerada imediatamente como a "segunda Maria Callas". Outras óperas em que ela participou foram Il Trovatore de Verdi, Cavalleria Rusticana de Mascagni, "Os Contos de Hoffmann" de Offenbach, "O Rapto do Serralho" e Così fan Tutte de Mozart.

Anja apresentou-se sob a direcção de vários maestros célebres, como Riccardo Muti, Julius Rude, Sir Georg Solti, Christoph von Dohnányi, Pierre Boulez, André Cluytens e Karl Böhm, entre outros.


Em 2001 gravou Jenùfa no Covent Garden, ganhando um Grammy. Em 2009 apresentou-se com a ópera Pique-Dame em Berlim e Erwartung em Leipzig. 

Anja Silja reside actualmente em Paris.

Sem comentários: