terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Luigi Boccherini

Ridolfo Luigi Boccherini, compositor e violoncelista italiano, nasceu a 19 de Fevereiro de 1743 em Lucca. Era filho do violoncelista Leopoldo Boccherini.

É possível que o primeiro professor de música de Luigi Boccherini tenha sido o seu pai. Mais tarde foi aluno de Francesco Vanucci, mestre de capela de Lucca, compositor e violoncelista. Luigi fez a sua apresentação pública como violoncelista com a idade de 13 anos.

Radicado em Madrid desde 1769, Boccherini ocupou o cargo de músico da corte e dedicou-se de corpo e alma a sua produção musical, alheio às intrigas que o rodeavam.

Escreveu 20 sinfonias, oratórias, mais de 300 obras de música de câmara e vários concertos para diversos instrumentos. Ficou célebre o seu "Minueto em Lá Maior".

Depois de perder as simpatias da corte e a popularidade, Boccherini viveu os seus últimos anos atormentado pela miséria e pela doença. Morreu em Madrid, de complicações respiratórias, a 28 de maio de 1805, tendo sido sepultado na igreja de S. Justo. Em 1905 os seus restos mortais foram transportados para Lucca e enterrados na Basílica de S. Francisco.

Sem comentários: