Pat Solatano (Bradley Cooper), doente bipolar, professor de história afastado de funções, volta à casa dos pais, Dolores (Jacki Weaver) e Pat Snr. (Robert De Niro), após internamento compulsivo numa clínica psiquiátrica devido a acesso de raiva e violência originado por grave conflito com a esposa, Nikki. Pat pretende manter-se positivo e optimista, começar tudo de novo e remediar os erros do passado, reconciliando-se com sua ex-mulher e regressar a casa. Entretanto conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma jovem viúva, rapariga
problemática, que se esforça por
superar a grave depressão originada pela recente morte do companheiro em acidente de viação. Tiffany oferece-se para ajudar Pat a retomar a ligação com a ex-mulher, mas pede-lhe uma tarefa inesperada em troca.
Baseado num romance ("Silver Linings Playbook") de Matthew Quick, este filme de David O. Russell não é uma mera comédia romântica, já que trata com bastante realismo a problemática da doença bipolar em algumas das suas facetas e implicações sociais. Também não deixa de pôr em evidência as comuns pequenas anormalidades ou idiossincrasias no comportamento das pessoas vulgarmente consideradas "normais".
Se as interpretações de Bradley Cooper, Robert de Niro e Jacki Weaver são exemplares e superiores, prodigiosa é a de Jennifer Lawrence que consegue centrar, "roubar" a atenção do espectador, em todas as cenas em que está presente.
"Guia para um Final Feliz" está nomeado para 8 Oscares da Academia, a saber: Melhor Filme, Melhor Realização (Russell), Melhor Argumento Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Actor Principal (Cooper),
Melhor Actriz Principal (Lawrence), Melhor Actor Secundário (De Niro) e Melhor Actriz Secundária (Weaver).
Sem comentários:
Enviar um comentário