segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Nino Rota

Giovanni Rota Rinaldi, mais conhecido como Nino Rota, compositor italiano, célebre pelas suas composições para bandas sonoras cinematográficas, nasceu no dia 3 de Dezembro de 1911 em Milão.

Filho de pais músicos, foi considerado um menino prodígio. Iniciou os estudos musicais em Milão, mas ainda criança foi para Roma onde estudou no Conservatório de Santa Cecília, com Alfredo Casella. Mais tarde, nos Estados Unidos da América, estudou composição sob a supervisão dos mestres Rosario Scalero e Fritz Reiner. A sua primeira oratória, L’infanzia di San Giovanni Battista, foi composta aos 12 anos e tocada na sua cidade natal e em Paris. Depois de terminar a formação musical nos E.U.A., dedicou-se ao ensino e, de 1950 a 1979, ano da sua morte, foi director do Conservatório de Bari. Ao longo da sua vida compôs dez óperas, cinco peças para bailado e dezenas de obras orquestrais, corais e de câmara.

O seu trabalho no mundo do cinema data dos anos 40 do século passado. A filmografia inclui nomes de praticamente todos os realizadores notáveis da sua época, dos quais de destaca Federico Fellini. Rota compôs para todos os filmes de Fellini, desde o "The White Sheik" de 1952, até ao "The Orchestra Rehearsal", de 1979. A lista dos outros realizadores inclui os nomes de Renato Castellani, Luchino Visconti, Franco Zeffirelli, Mario Monicelli, Francis Ford Coppola, King Vidor, René Clément, Edward Dmytryk e Eduardo de Filippo.

Nino Rota faleceu a 10 de Abril de 1979, em Roma, de trombose coronária.

Sem comentários: