segunda-feira, 5 de novembro de 2012

György Cziffra

György Cziffra ou Georges Cziffra nasceu no dia 5 de Novembro de 1921 em Budapeste. Pianista virtuoso húngaro, considerado um dos mais prestigiados pianistas do século XX, viria a naturalizar-se francês em 1968.

Conhecido principalmente pelas interpretações de obras de Franz Liszt, Cziffra gravou igualmente várias composições de Chopin e de Schumann. É também conhecido pelas adaptações para piano de várias obras como, por exemplo, "O Vôo do Moscardo", de Nikolaï Rimski-Korsakov.

Também foi bem conhecida a sua faceta de pianista de jazz. Com efeito, logo após a Segunda Grande Guerra Mundial, com a Hungria sob domínio soviético, Cziffra ganhou a vida como pianista de jazz em bares e clubes nocturnos.

Em 1955 ganhou o prémio Franz Liszt, o que ajudou a impulsionar a sua carreira. Em 1956 fugiu com a mulher e o filho para Viena, onde deu um recital que lhe abriu as portas de Paris e de Londres. A sua fama foi ainda mais aumentada também pelas numerosas actuações nos Estados Unidos.

En 1975 criou a Fundação Cziffra, para o apoio de jovens artistas. Os franceses agradeceram-lhe com a criação de uma certame para piano, com o seu nome.

Depois da morte de seu filho num incêndio, em 1981, Cziffra passou a aparecer raramente em público.

Cziffra morreu em Senlis (França) aos 72 anos, vítima de enfarte do miocárdio resultante de uma série de complicações devidas a cancro do pulmão.

Sem comentários: