Domenico Gaetano Maria Donizetti, mais conhecido como Gaetano Donizetti, compositor italiano de óperas muito prolífico, mais conhecido pelas suas obras Elixir de Amor (que inclui a famosa ária Una furtiva lágrima), Lucia di Lammermoor, inspirada na novela de Walter Scott, Don Pasquale e A Favorita, nasceu no dia 29 de Novembro de 1797 em Bérgamo.
Juntamente com Vincenzo Bellini e Gioachino Rossini, Donizetti é considerado um dos compositores de ópera com mais êxito do seu tempo e marcou o nascimento da música romântica. Além de mais de 70 óperas, escreveu também música religiosa, peças para quarteto de cordas e obras orquestrais.
Uma das suas maiores óperas (grand opéra), em cinco actos, Dom Sébastien, foi escrita em 1843, em apenas dois meses e ocupa-se do rei de Portugal D. Sebastião.
Donizetti viajou muito de 1842 a 1846, por Paris, pelas cidades italianas (Nápoles, Roma, Bolonha, Milão, Veneza) e por Viena, onde foi nomeado mestre de capela da corte em 1842. Foi aqui que começou com manifestações de sífilis tardia, que irá forçá-lo à inactividade em 1845. Em consequência da sífilis nervosa, perde a palavra, deixa de poder andar e entra pouco a pouco na demência. Com a ajuda do sobrinho Andrea, regressa a Paris, onde é internado num hospício, em Ivry-sur-Seine, antes de ser transferido para uma casa de repouso na sua cidade natal, Bérgamo, onde morre em 1848.
Sem comentários:
Enviar um comentário