José António Carlos de Seixas, compositor, cravista e organista português da corte de D. João V, nasceu em Coimbra no dia 11 de Junho de 1704.
Estudou com o pai, Francisco Vaz, tendo-o substituído como organista da Sé de Coimbra, cargo que exerceu durante dois anos. Aos 16 anos partiu para Lisboa onde, muito solicitado como professor de música de famílias nobres da corte, foi nomeado organista da Sé Patriarcal e da Capela Real de que era Mestre Domenico Scarlatti, com quem estabeleceu colaboração proveitosa. Carlos Seixas gozava da fama de ser músico e professor excelente. Na capital impôs-se como organista, cravista e compositor. Com o seu trabalho sustentou a mulher, Marcelina Nunes, que desposara aos 28 anos, e os dois filhos e três filhas de ambos.
Foi um brilhante improvisador e as cerca de 150 composições actualmente conhecidas como sendo da sua autoria, tocatas, minuetes, fugas e peças religiosas, colocam-no entre os maiores compositores portugueses, nomeadamente no domínio da música de tecla.
Carlos Seixas morreu cedo, apenas com 38 anos de idade, a 25 de Agosto de 1742, de febre reumática, sendo já nessa altura Mestre da Capela Real.
Sem comentários:
Enviar um comentário