sábado, 7 de abril de 2012

El Greco

Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido como El Greco, ("O Grego"), pintor, escultor e arquitecto grego do final do Renascimento, que desenvolveu a maior parte da sua carreira em Espanha, nasceu em 1541 em Cândia, Creta, que na época pertencia à República de Veneza e era um centro artístico pós-bizantino. 

Foi para Veneza, que ao tempo dominava a cena artística, que El Greco foi viver em 1560. Viveu também em Roma, onde recebeu a influência de Tintoretto (perceptível na sua construção do espaço) e de Ticiano (colorido e teatralidade da composição), contribuindo ambos para a estruturação do seu estilo e para atenuar os traços de origem greco-bizantina.

Em 1570 El Greco foi para Espanha, fixando-se em Toledo em 1577, com a esperança de de ser chamado para trabalhar na decoração do Escorial, complexo monumental mandado construir pelo rei Filipe II da Espanha para comemorar a vitória na Batalha de San Quintín, em 10 de Agosto de 1557.


Em Toledo, El Greco recebeu diversas encomendas e produziu as suas melhores pinturas. E aí viria a falecer no dia 7 de Abril de 1614.

Vista de Toledo, El Greco, 1604-1614, Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, Colecção H. O. Havemeyer.

Sem comentários: