quinta-feira, 22 de março de 2012

Andrew Lloyd Webber

Andrew Lloyd Webber, por muitos considerado um dos compositores musicais teatrais de maior renome do século XX, nasceu em Londres no dia 22 de Março de 1948.

É filho do compositor William Lloyd Webber e da professora de piano Jean Johnstone Lloyd Webber e irmão do violoncelista Julian Lloyd Webber.

Casou em 1972 com Sarah Hugil, de quem teve dois filhos. Divorciado em 1983, Lloyd Webber casou-se com a cantora e dançarina Sarah Brightman em 1984. Más críticas, associadas ao protagonismo de Sarah na obra de Webber O Fantasma da Ópera, terão provocado o divórcio do casal em 1990. A sua esposa actual é, desde 1991, Madeleine Gurdon,  da qual teve mais três filhos.

Autor de obras de grande êxito, durante a sua carreira, entre outras obras, produziu quinze musicais e dois filmes,  tendo acumulado um apreciável número de honrarias e prémios, incluindo sete Tony Awards, três Grammy Awards, um "Óscar", um International Emmy, seis Olivier Awards, e um Golden Globe Award. Várias das suas músicas, nomeadamente "I Don't Know How to Love Him" de Jesus Christ Superstar, "Don't Cry for Me, Argentina", de Evita, "Memory" de Cats, e "The Music of the Night" de O Fantasma da Ópera atingiram grande divulgação e reconhecimento mundial.

Foi armado cavaleiro em 1992. Em 1997 foi nomeado Barão Lloyd Webber, de Sydmonton, no Hampshire.

Sem comentários: