quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Wilhelm Furtwängler

Wilhelm Furtwängler  maestro e compositor alemão, considerado um dos maiores regentes do século XX, nasceu em Berlim a 25 de Janeiro de 1886. Foi titular da Orquestra Filarmónica de Berlim durante o período nazista da história da Alemanha.

Embora tenha atingido fama principalmente por seu trabalho como regente de orquestra, foi também compositor e considerava-se acima de tudo como tal; na realidade, terá começado a empunhar a batuta para executar suas próprias composições. 

Entre outras obras, Furtwängler compôs várias sinfonias, um concerto sinfónico para piano e orquestra, duas sonatas para violino, um quinteto para piano, dois violinos, viola e violoncelo, música coral e um Te Deum para coro e orquestra.

A relação de Furtwängler com Adolf Hitler e com o Partido Nazi, bem como sua atitude em relação a ambos, é motivo de grande controvérsia. No seu julgamento de desnazificação, Furtwängler foi acusado de apoiar o nazismo por ter permanecido na Alemanha, apresentado-se em eventos do partido nazi e de ter feito um comentário anti-semita contra o regente Victor de Sabata, de sangue judaico. Porém, Furtwängler foi inocentado de todas estas acusações.

Faleceu em Ebersteinburg, a 30 de novembro de 1954 e está sepultado no Bergfriedhof, em Heidelberg.

Sem comentários: