Édouard Manet, um dos precursores da arte moderna, pintor que exerceu uma forte influência nos iniciadores do impressionismo, nasceu a 23 de Janeiro de 1832 em Paris.
La Musique aux Tuileries, Édouard Manet, 1862, National Gallery, Londres
Iniciou a sua carreira artística no atelier de Thomas Couture, embora os seus verdadeiros mestres tenham sido os pintores clássicos, cujos motivos e elementos formais usou durante muito tempo, com grande ecletismo. Nas suas primeiras obras, de tendência realista, a linha não deixa, no entanto de predominar na composição, embora a cor vá progressivamente ganhando importância e a técnica se vá tornando cada vez mais ágil. Influenciado pela escola espanhola, inspirou-se em Velázquez e em Goya, a quem foi buscar temas e composições.
Em 1863 expôs no Salão dos Excluídos, o Déjeuner sur l'Herbe e em 1865 a Olympia, obras que causaram grande escândalo entre o público e a crítica. A partir de 1870 e em consequência da sua relação com os impressionistas, a sua pintura sofreu modificações notáveis: modelos naturais, pincelada mais solta , tons mais puros que dão a sensação de plena luminosidade e aumento da claridade.
Sem comentários:
Enviar um comentário