Vladimir Davídovich Ashkenazy é um pianista virtuoso e director de orquestra de origem russa. Nasceu a 6 de Julho de 1937 em Gorki, na antiga URSS. Naturalizado islandês em 1972, vive actualmente na Suíça. Filho de pai judeu, pianista, e de mãe russa ortodoxa, Ashkenazy iniciou os estudos musicais aos 6 anos. Possuidor de um talento invulgar, graduou-se pelo Conservatório de Moscovo e em 1955 alcançou o segundo prémio na prestigiosa Competição Internacional de Piano Frederick Chopin em Varsóvia bem como o primeiro lugar ex aequo na Competição Internacional Tchaikovsky em 1962.
Em 1963 deixa a URSS com a sua esposa islandesa, Thorun Sofia Johannisdottir, e o seu primeiro filho, para se estabelecer em Londres onde viviam os pais de sua mulher. Em 1968 a família muda-se para a Islândia, onde em 1972 Vladimir Ashkenazy adopta a nacionalidade islandesa. Em 1978, devido aos seus compromissos como director de orquestra na Europa, Ashkenazy e os seus estabelecem o seu domicílio em Meggen, perto de Lucerna na Suíça.
Ashkenazy é conhecido pelas suas interpretações de compositores russos e do período romântico. Gravou os 24 prelúdios e fugas de Dmitri Shostakovich, as sonatas de Aleksandr Skriabin, as obras completas para piano de Rachmaninov, Frédéric Chopin e Robert Schumann, as sonatas para piano de Beethoven, bem como os concertos para piano de Mozart, Beethoven, Bela Bartok e Sergei Prokofiev.
A meio da sua carreira como pianista, Ashkenazy iniciou-se na regência. As suas interpretações das sinfonias de Sibelius foram particularmente bem recebidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário