Franz Joseph Haydn, um dos mais importantes compositores do período clássico, nasceu a 31 de Março de 1732, em Rohrau, Áustria. É considerado o "pai" da sinfonia clássica e o "pai" do quarteto de cordas. Ao lado de Mozart e de Beethoven, personifica o chamado "classicismo vienense". A sua carreira estende-se desde o fim do Barroco ao início do Romantismo.
Discípulo de N. Porpora, em 1759 foi nomeado director musical ao serviço do conde Morzin, em Pilsen. Compôs então alguns trios, quartetos e a sua primeira sinfonia. Esteve ao serviço dos príncipes Esterházy de 1761 a 1790, alternando a sua actividade entre Eisenstadt e Viena. Mais tarde efectuou tournées de concertos, entre as quais se destacam, pelo seu extraordinário êxito, duas viagens a Inglaterra (1790-1792 e 1794-1795), onde a arte de G. F. Händel lhe causou profunda impressão e o impeliu a escrever as suas oratórias. Em 1791 recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade de Oxford. Passou os seus últimos anos de vida em Viena onde, durante algum tempo, teve como discípulo Beethoven.
Apesar de a obra de Haydn se estender a todos os géneros da arte musical, a sua importância é mais notória na música instrumental. Os seus méritos artísticos decisivos são a continuação da nova forma clássica da sonata, a estruturação do quarteto de cordas com base na forma da sonata e, sobretudo, a profundidade de conteúdo da sinfonia, à qual impôs definitivamente o esquema de dois andamentos rápidos que enquadram um lento e um minueto.
Compôs mais de cem sinfonias. As sinfonias n.º 73 (A Caça), n.º 82 (O Urso), n.º 83 (A Galinha), n.º 85 (A Rainha), n.º 92 (Oxford) e as Sinfonias de Londres, n.ºs 93-104, n.º 100 (Militar), n.º 101 (O Relógio), n.º 103 (Rufar de Timbale), n.º 104 (Londres), podem ser consideradas como marcos no desenvolvimento da sinfonia clássica, superando nelas definitivamente o estilo rococó e o baixo contínuo.
Autor das oratórias A Criação (Die Schöpfung) e As Sete Palavras (Die sieben Wörte), tornou-se fundador da oratória profana com As Estações (Die Jahreszeiten). Compôs, além disso, 24 óperas, 13 missas, divertimentos, concertos para piano, violino, violoncelo, trompete, uma sinfonia concertante, mais de 70 quartetos (entre os quais os quartetos A Calhandra e Imperador), sonatas para piano e numerosas canções.
Faleceu em Viena, a 31 de Maio de 1809.
(Adaptado de Lexicoteca, Moderna Enciclopédia Universal, Círculo de Leitores, 1986)
Discípulo de N. Porpora, em 1759 foi nomeado director musical ao serviço do conde Morzin, em Pilsen. Compôs então alguns trios, quartetos e a sua primeira sinfonia. Esteve ao serviço dos príncipes Esterházy de 1761 a 1790, alternando a sua actividade entre Eisenstadt e Viena. Mais tarde efectuou tournées de concertos, entre as quais se destacam, pelo seu extraordinário êxito, duas viagens a Inglaterra (1790-1792 e 1794-1795), onde a arte de G. F. Händel lhe causou profunda impressão e o impeliu a escrever as suas oratórias. Em 1791 recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade de Oxford. Passou os seus últimos anos de vida em Viena onde, durante algum tempo, teve como discípulo Beethoven.
Apesar de a obra de Haydn se estender a todos os géneros da arte musical, a sua importância é mais notória na música instrumental. Os seus méritos artísticos decisivos são a continuação da nova forma clássica da sonata, a estruturação do quarteto de cordas com base na forma da sonata e, sobretudo, a profundidade de conteúdo da sinfonia, à qual impôs definitivamente o esquema de dois andamentos rápidos que enquadram um lento e um minueto.
Compôs mais de cem sinfonias. As sinfonias n.º 73 (A Caça), n.º 82 (O Urso), n.º 83 (A Galinha), n.º 85 (A Rainha), n.º 92 (Oxford) e as Sinfonias de Londres, n.ºs 93-104, n.º 100 (Militar), n.º 101 (O Relógio), n.º 103 (Rufar de Timbale), n.º 104 (Londres), podem ser consideradas como marcos no desenvolvimento da sinfonia clássica, superando nelas definitivamente o estilo rococó e o baixo contínuo.
Autor das oratórias A Criação (Die Schöpfung) e As Sete Palavras (Die sieben Wörte), tornou-se fundador da oratória profana com As Estações (Die Jahreszeiten). Compôs, além disso, 24 óperas, 13 missas, divertimentos, concertos para piano, violino, violoncelo, trompete, uma sinfonia concertante, mais de 70 quartetos (entre os quais os quartetos A Calhandra e Imperador), sonatas para piano e numerosas canções.
Faleceu em Viena, a 31 de Maio de 1809.
(Adaptado de Lexicoteca, Moderna Enciclopédia Universal, Círculo de Leitores, 1986)
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